A infância está em crise: De que forma um movimento para brincar pode ajudar

Partilhar estratégias de criação de movimentos destinados a apoiar o desenvolvimento holístico de crianças através do brincar.

April 07, 2022 by Jodie Van Horn, Purpose
|
7 minutes read
Crianças brasileiras participam em aprendizagem lúdica na intervenção Unidos pelo Brincar, Favelas do Brincar, em Paraísopolis, São Paulo. Crédito: João Neto
Crianças brasileiras participam em aprendizagem lúdica na intervenção Unidos pelo Brincar, Favelas do Brincar, em Paraísopolis, São Paulo.
Credit: João Neto

Para muitas crianças do mundo, a infância está em crise.

Segundo a UNICEF, cerca de 150 milhões de crianças caíram na pobreza desde o início da pandemia em 2020, um aumento de 10% face aos níveis pré-COVID. A pandemia forçou 1.400 milhões de alunos do ensino pré-escolar, primário e secundário a deixarem a escola e estima-se que 616 milhões ainda estejam a ser afectados pelo encerramento total ou parcial de escolas.

Além da perda de aprendizagem, a pandemia teve um impacto negativo na saúde mental e nas relações sociais, exacerbando ao mesmo tempo as disparidades e desigualdades.

Na qualidade de organização dedicada ao impacto social, na Purpose mobilizamos os nossos conhecimentos em realização de campanhas e em mudança social com vista a alterar políticas e narrativas públicas sobre as questões que mais importam. Assegurar que as crianças tenham acesso a uma ferramenta simples, universal e testada para um maior bem-estar e desenvolvimento de longo prazo é uma delas. Essa ferramenta é o brincar.

Juntamente com a Fundação LEGO, estamos numa missão, desde 2019, de levar as pessoas a valorizarem a brincadeira como um pilar do desenvolvimento infantil.

A aprendizagem lúdica dá às crianças oportunidades de alimentar a imaginação, negociar relacionamentos, reforçar os instintos e descobrir novas formas de resolver os problemas que encontram.

Brincar ajuda as crianças a desenvolver um leque de qualificações necessárias para prosperar no nosso mundo propício a crises, tanto dentro como fora da sala de aula, e dá-lhes uma melhor possibilidade de se tornar adultos resilientes, felizes e bem-sucedidos.

Sob o lema Unidos pelo Brincar, incentivamos os pais e famílias a reconhecer os benefícios de brincar, a dedicar mais tempo para brincar com os seus filhos; e exigir mais espaço e tempo para que se possa brincar nas casas, comunidades e salas de aula. Criamos experiências localizadas e fornecemos aos governos uma plataforma destinada a adoptar e a promover a aprendizagem lúdica. E convocamos uma vasta gama de organizações a incluír a aprendizagem lúdica nos seus programas e iniciativas, assegurando que o movimento veio para ficar.

Em 2021, Unidos pelo Brincar contribuiu para o crescimento de um movimento em favor do brincar em três países – Brasil, Colômbia e Ruanda – e este ano adicionámos a África do Sul. Ao realizar múltiplas intervenções em cada país, estamos a testar e a identificar as melhores formas de aplicar as metodologias da Purpose para a criação de um movimento que visa melhorar exponencialmente os resultados do desenvolvimento holístico das crianças através da brincadeira.

Aqui estão três lições que estamos a aprender neste percurso.

Diagrama da metodologia do impacto de Juntos pelo Brincar para promover uma alteração sistémica na aprendizagem lúdica, Purpose, 2020.
Diagrama da metodologia do impacto de Juntos pelo Brincar para promover uma alteração sistémica na aprendizagem lúdica, Purpose, 2020.

1. Colaboração dentro e fora do sector é fundamental para se criarem movimentos de aprendizagem lúdica

Não existem movimentos sem uma parceria. Os movimentos exigem uma diversidade de pessoas e organizações que têm uma visão partilhada e trabalham em conjunto para um objectivo comum porque não há nenhum grupo que o possa fazer sozinho. Acreditamos que o alcance e o poder de um movimento fica amplamente reforçado com a combinação de esferas de influência de diferentes organizações e dos círculos de interessados.

De ONG internacionais a prestadores de serviços de base comunitária e agências governamentais, todos estão empenhados em promover a aprendizagem lúdica. Na Colômbia, fizemos parceria com o Ministério da Ciência num podcast original para promover o desenvolvimento da ciência, inovação e tecnologia através do brincar, e no Brasil encontrámos uma causa comum com as G10 Favelas, um grupo de empreendedores que trabalham para o progresso social e económico nas áreas urbanas.

Unidos pelo Brincar está a trabalhar com vista a expandir o ecossistema de parceiros, conduzindo uma acção coordenada nos países centrais.

A experiência ensinou-nos algumas lições vitais sobre colaboração. Em primeiro lugar, é essencial compreender o cenário reservando tempo para pesquisar e delinear o espaço da questão e logo descobrir onde existe uma lacuna que precisa de ser preenchida para se criar um ecossistema sólido para definir o seu papel neste ecossistema.

Não tenha medo de procurar além dos actores óbvios. Como um Ministério da Ciência, mesmo quando precisa de falar sobre aprendizagem lúdica. Por certo, as diferentes organizações terão sempre as suas agendas próprias, mas encontre pontos em comum e foque-se na construção de colaboração em torno de um benefício mútuo.

Por último, é normal que as organizações tenham níveis diversos de participação e contribuam de forma diferente. Tal como as pessoas, é necessário encontrar os parceiros onde eles estão quando convidados a colaborar e que lhes sejam dadas oportunidades de contribuir de forma a fazer valer os seus trunfos.

2. Aumentar o apoio compreendendo o seu público e as suas necessidades

Uma parte integrante para se criar um público de prestígio é a comunicação nos dois sentidos com aqueles que está a tentar empenhar ou influenciar. Existem abundantes provas e literatura que demonstram a eficácia da aprendizagem lúdica nas crianças mas, a maior parte das pessoas não tem tempo para ler estes documentos. E há muitas pessoas que não estão conscientes de que brincar pode contribuir para o sucesso académico, ajudando ao mesmo tempo as crianças a desenvolverem outras competências essenciais, tais como a capacidade de estabelecer relações com terceiros e resolver conflitos.

Histórias pessoais, contextualizadas e colectivas podem impulsionar acções públicas de forma eficaz porque transformam questões técnicas e complexas em assuntos reconhecidos e pertinentes.

Unidos pelo Brincar criou consciência quanto ao valor da aprendizagem lúdica entre o nosso público principal, pais e educadores, partilhando histórias e mensagens que aproveitam os valores e crenças existentes. Na Colômbia, pedimos aos pais que partilhassem as suas próprias histórias sobre o modo como os filhos lidaram com a pandemia, e demos resposta aos desafios enviando-lhes vídeos de tutoriais e actividades para os ajudar a controlar o stress e a ansiedade da pandemia através do brincar.

Da mesma forma, no Ruanda alcançámos cerca de 1,5 milhão de pessoas (11,6% da população total) em 2021 através das redes sociais, pedindo aos pais com o maior número de seguidores que fizessem vídeos deles próprios a brincar com os filhos. Os seguidores relacionaram-se com as brincadeiras tradicionais que jogaram quando eram crianças.

Um pai que recebeu informações através da nossa campanha mandou-nos um email dizendo: “Trabalho na construção. Brincar é muito bom. Sou um pai de duas crianças e estou super entusiasmado com esta plataforma. Vai dar-nos o conhecimento de que precisamos para educar os nossos filhos para que sejam bem-sucedidos e para fazer progredir a nossa família. Muito obrigado”.

Pais colombianos a brincarem com os seus filhos no workshop de aprendizagem sócio emocional de Unidos pelo Brincar (Reto Súmate el Juego).
Pais colombianos a brincarem com os seus filhos no workshop de aprendizagem sócio emocional de Unidos pelo Brincar (Reto Súmate el Juego).

3. Accionar intervenções políticas para acelerar e sustentar a mudança

O nosso jogo final nos Unidos pelo Brincar é moldar com sucesso os resultados e decisões políticas que irão dar a mais crianças oportunidades de aprenderem através do brincar. Quando estimulamos expectativas culturais e amplificamos a procura pública pela brincadeira, assim como quando reforçamos ecossistemas de parceiros para ancorar e sustentar o movimento, estamos a criar as condições para que os responsáveis pela tomada de decisões possam promover alterações estruturais e políticas de longo prazo.

Trabalhamos com o governo, mas também trabalhamos para incentivar o governo a ser mais concreto e ambicioso no que toca a equacionar a nossa questão.

No Brasil, onde a lei nacional inclui o direito da criança de brincar, mas a política local não é implementada, estamos demonstrando aos tomadores de decisão no nível municipal que há apoio público para uma intervenção mais forte do governo local.

Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Aliança pela Infância, organizações da sociedade civil e ativistas para impulsionar o estabelecimento oficial da Semana Mundial do Brincar nos calendários das cidades em todo o Brasil, o que ajuda a trazer o brincar para o centro das discussões sobre políticas públicas municipais que salvaguardam as direitos constitucionais. Por meio de nosso trabalho, estabelecemos grupos em todas as regiões do Brasil para transmitir a mensagem de que oportunidades de aprendizagem lúdicas devem ter lugar em todos os lugares.

Na Colômbia, levaremos as vozes dos pais e cuidadores, e até mesmo das crianças, para manifestações e mesas redondas e, consequentemente, directamente aos candidatos na corrida para as eleições nacionais de 2022. O nosso objectivo é que os candidatos eleitorais se comprometam publicamente com uma agenda robusta de desenvolvimento da primeira infância que incorpore uma aprendizagem baseada no brincar.

Com as abordagens acima – parcerias, envolvimento público e defesa da causa – pretendemos complementar o importante trabalho criado pelas organizações que trabalham no desenvolvimento e educação de crianças e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da mudança para que mais crianças possam ter acesso a experiências de aprendizagem lúdica.

Esperamos que estas abordagens vos ajudem a atingir os vossos objectivos, quaisquer que eles sejam, e convidamos-vos a que se juntem a nós e colaborem connosco no desenvolvimento de um movimento para brincar!

Saiba mais sobre o Movimento Unidos pelo Brincar, aqui ou mais sobre a metodologia em que se apoia na Website de Purpose aqui.

Tags/Hashtags:

Este blog também está disponível em inglês e espanhol.

Related blogs

Leave a comment

Your email address will not be published. All fields are required.

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.

Plain text

  • Global and entity tokens are replaced with their values. Browse available tokens.
  • No HTML tags allowed.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.