GPE lança um filme de realidade virtual sobre altera sobre alterações climáticas e educação
Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Credit:
GPE/Mbuto Machili

In English / en français

WASHINGTON D.C., MAPUTO, 23 de Outubro de 2023 - A Parceria Global para a Educação (GPE, sigla em Inglês) lançou hoje "Educação no olho da tempestade”/“Education in the eye of the storm” - um filme de realidade virtual em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que mostra os desafios que as alterações climáticas colocam à educação das crianças em Moçambique.

“Education in the eye of the storm” "Educação no olho da tempestade" permite aos utilizadores experimentar como a educação das crianças está a ser afectada por eventos relacionados com o clima e como estas crianças e as suas famílias e comunidades estão a responder e a adaptar-se.

O ciclone Freddy, o ciclone tropical mais duradouro de que há registo, atingiu Moçambique duas vezes - em 24 de Fevereiro e 11 de Março de 2023 - provocando ventos fortes combinados com chuvas intensas e causando estragos na vida de centenas de milhares de famílias.

"Os telespectadores vão sentir a intensidade do ciclone Freddy e ter uma compreensão visceral dos desafios enfrentados pela comunidade durante este desastre natural", disse Laura Frigenti, Directora Executiva da GPE. "A educação é um pilar subestimado mas crítico da acção climática e a PGE vai continuar a ajudar os países parceiros a desenvolver sistemas de educação inteligentes em termos climáticos," acrescentou Frigenti.

“À medida que a crise climática se intensifica, Moçambique continua a enfrentar ciclones recorrentes e choques climáticos, que estão a colocar a capacidade de aprendizagem das crianças em sério risco. É por isso que o UNICEF está a trabalhar com o Governo de Moçambique e parceiros para investir em salas de aula resilientes ao clima, que podem resistir às tempestades mais fortes e garantir que as crianças permaneçam na escola - mesmo depois de ocorrerem desastres.”, disse Maria Luisa Fornara, Representante do UNICEF em Moçambique.

Através de uma experiência imersiva de 360º, os utilizadores podem aceder a vídeos, fotografias, entrevistas e outros conteúdos para compreender a enormidade da destruição causada pelo ciclone Freddy e as consequências para a educação das crianças.

A manutenção das crianças na escola durante os eventos relacionados com o clima começa com a criação de sistemas educativos resistentes. Isto inclui um planeamento sensível ao risco, infra-estruturas resilientes ao clima e o avanço dos currículos e da formação de professores sobre o clima e a redução do risco de catástrofes.

Para aproveitar plenamente o potencial da educação para a acção climática, a GPE está a trabalhar com parceiros para promover sistemas educativos inteligentes em termos climáticos. A GPE oferece apoio técnico para incluir o risco climático nos planos dos países, promove a coordenação intersectorial e financia os esforços de adaptação.

Com quase um terço das subvenções da GPE a apoiar as alterações climáticas, a GPE também lançou a iniciativa Sistemas de Educação Inteligentes face ao Clima em parceria com a Save the Children e a UNESCO, com o objectivo de melhorar as capacidades dos países para integrar a adaptação às alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental nos planos e orçamentos do sector da educação.

Aceda a educationinthestorm.org para ver o filme de realidade virtual.

Leia a ficha de informação: Factsheet: Confronting climate change through education[Enfrentar as alterações climáticas através da educação].

###

Acerca do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em regiões mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para as ajudar a atingir o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, todos os dias, para construir um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informações sobre o UNICEF e o seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz.

Siga as actividades do UNICEF Moçambique no FacebookTwitterYouTube, Instagram e Pinterest.

 

Sobre a Parceria Global para a Educação (GPE)

A GPE é um compromisso partilhado para acabar com a crise mundial de aprendizagem. Mobilizamos parceiros e fundos para apoiar cerca de 90 países de baixo rendimento a transformarem os seus sistemas de educação, para que todas as raparigas e rapazes possam ter a educação de qualidade de que necessitam para libertarem todo o seu potencial e contribuírem para a construção de um mundo melhor. 

www.globalpartnership.org.  

Contacto para os meios de comunicação social:

Tamara Kummer (Inglês)

Directora de Comunicação da GPE

@email, + 33 7 82 26 07 18 

Guy Taylor (Inglês)

Chefe de Advocacia, Comunicação e Parcerias (ACP), UNICEF Moçambique

@email; +258 85 183 9954

Gabriel Pereira (Português)

Oficial de Comunicação, UNICEF Moçambique

@email; +258 84 522 1721

Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Credit:
GPE/Mbuto Machili

Latest news

April 25, 2024
Lebanon joins the Global Partnership for Education
GPE has welcomed Lebanon as its latest partner country today. The partnership will reinforce Lebanon’s capacity to provide education to all children on its territory, including refugees, so they can...