GPE lança um filme de realidade virtual sobre altera sobre alterações climáticas e educação
Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Credit:
GPE/Mbuto Machili

In English / en français

WASHINGTON D.C., MAPUTO, 23 de Outubro de 2023 - A Parceria Global para a Educação (GPE, sigla em Inglês) lançou hoje "Educação no olho da tempestade”/“Education in the eye of the storm” - um filme de realidade virtual em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que mostra os desafios que as alterações climáticas colocam à educação das crianças em Moçambique.

“Education in the eye of the storm” "Educação no olho da tempestade" permite aos utilizadores experimentar como a educação das crianças está a ser afectada por eventos relacionados com o clima e como estas crianças e as suas famílias e comunidades estão a responder e a adaptar-se.

O ciclone Freddy, o ciclone tropical mais duradouro de que há registo, atingiu Moçambique duas vezes - em 24 de Fevereiro e 11 de Março de 2023 - provocando ventos fortes combinados com chuvas intensas e causando estragos na vida de centenas de milhares de famílias.

"Os telespectadores vão sentir a intensidade do ciclone Freddy e ter uma compreensão visceral dos desafios enfrentados pela comunidade durante este desastre natural", disse Laura Frigenti, Directora Executiva da GPE. "A educação é um pilar subestimado mas crítico da acção climática e a PGE vai continuar a ajudar os países parceiros a desenvolver sistemas de educação inteligentes em termos climáticos," acrescentou Frigenti.

“À medida que a crise climática se intensifica, Moçambique continua a enfrentar ciclones recorrentes e choques climáticos, que estão a colocar a capacidade de aprendizagem das crianças em sério risco. É por isso que o UNICEF está a trabalhar com o Governo de Moçambique e parceiros para investir em salas de aula resilientes ao clima, que podem resistir às tempestades mais fortes e garantir que as crianças permaneçam na escola - mesmo depois de ocorrerem desastres.”, disse Maria Luisa Fornara, Representante do UNICEF em Moçambique.

Através de uma experiência imersiva de 360º, os utilizadores podem aceder a vídeos, fotografias, entrevistas e outros conteúdos para compreender a enormidade da destruição causada pelo ciclone Freddy e as consequências para a educação das crianças.

A manutenção das crianças na escola durante os eventos relacionados com o clima começa com a criação de sistemas educativos resistentes. Isto inclui um planeamento sensível ao risco, infra-estruturas resilientes ao clima e o avanço dos currículos e da formação de professores sobre o clima e a redução do risco de catástrofes.

Para aproveitar plenamente o potencial da educação para a acção climática, a GPE está a trabalhar com parceiros para promover sistemas educativos inteligentes em termos climáticos. A GPE oferece apoio técnico para incluir o risco climático nos planos dos países, promove a coordenação intersectorial e financia os esforços de adaptação.

Com quase um terço das subvenções da GPE a apoiar as alterações climáticas, a GPE também lançou a iniciativa Sistemas de Educação Inteligentes face ao Clima em parceria com a Save the Children e a UNESCO, com o objectivo de melhorar as capacidades dos países para integrar a adaptação às alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental nos planos e orçamentos do sector da educação.

Aceda a educationinthestorm.org para ver o filme de realidade virtual.

Leia a ficha de informação: Factsheet: Confronting climate change through education[Enfrentar as alterações climáticas através da educação].

###

Acerca do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em regiões mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para as ajudar a atingir o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, todos os dias, para construir um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informações sobre o UNICEF e o seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz.

Siga as actividades do UNICEF Moçambique no FacebookTwitterYouTube, Instagram e Pinterest.

 

Sobre a Parceria Global para a Educação (GPE)

A GPE é um compromisso partilhado para acabar com a crise mundial de aprendizagem. Mobilizamos parceiros e fundos para apoiar cerca de 90 países de baixo rendimento a transformarem os seus sistemas de educação, para que todas as raparigas e rapazes possam ter a educação de qualidade de que necessitam para libertarem todo o seu potencial e contribuírem para a construção de um mundo melhor. 

www.globalpartnership.org.  

Contacto para os meios de comunicação social:

Tamara Kummer (Inglês)

Directora de Comunicação da GPE

@email, + 33 7 82 26 07 18 

Guy Taylor (Inglês)

Chefe de Advocacia, Comunicação e Parcerias (ACP), UNICEF Moçambique

@email; +258 85 183 9954

Gabriel Pereira (Português)

Oficial de Comunicação, UNICEF Moçambique

@email; +258 84 522 1721

Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Aladina e Bilal Zacarias estão fazendo lição de casa em sua casa, que foi devastada pelo ciclone Freddy.
Credit:
GPE/Mbuto Machili

Latest news